Conheça o brasileiro criador do Project NATAL!

junho 18, 2009 at 2:07 pm 19 comentários

natal

Uma das tecnologias mais assustadoras dos últimos anos, o Project NATAL ganhou destaque em todos os meios de comunicação. Então você, brasileiro, pode se orgulhar. O criador do dispositivo é brasileiro de Curitiba e ama o nordeste.

O site da Revista EXAME publicou uma sensacional entrevista com o brasileiro Alex Kipman.

Confira na íntegra abaixo!

O brasileiro por trás do Projeto Natal

Por Luiza Dalmazo | 17/06/2009 – 19:30

No começo deste mês, a cidade de Natal ficou famosa pelos quatro cantos do globo. O brasileiro Alex Kipman apresentou em uma das maiores feiras de games do mundo, a E3, um projeto revolucionário que foi batizado com o nome da capital do Rio Grande do Norte. Pai da ideia, Kipman criou um sistema que detecta os movimentos do corpo e faz reconhecimento de voz, isentando os jogadores de usar controles.

O Projeto Natal — que vem com uma CPU embutida no aparelho, sensor de profundidade, microfone e processador espacial — percebe o jogador tridimensionalmente, ao contrário dos sistemas anteriores, como o PlayStation Eye e a Xbox Live Cam, que fazem apenas a leitura da silhueta da imagem captada por uma câmera.

Tudo isso aconteceu porque um curitibano apaixonado pelo nordeste foi parar na Microsoft. A revista Exame foi atrás dele para entender como tudo aconteceu e descobriu um profissional que simplesmente adora o seu trabalho. Abaixo, a íntegra da entrevista, feita por e-mail.

Muito se falou que o nome do projeto é Natal porque o senhor é da capital do Rio Grande do Norte. Como foi que o projeto recebeu o nome da sua cidade?
ALEX KIPMAN — O nome foi ideia minha. A Microsoft usa nomes de cidades como codinomes de suas iniciativas. A pessoa que idealizou o projeto é quem normalmente dá o nome ao projeto. Eu sou brasileiro, nasci em Curitiba, mas sempre amei as praias do nordeste. Natal continua sendo uma das minhas cidades favoritas em todo o mundo. O nome ”Projeto Natal” veio da minha intenção de homenagear o Brasil e porque o nome também significa ”nascer” em latim. Como o resultado final da iniciativa é trazer novas audiências para o Xbox, se encaixou perfeitamente.

Como surgiu a ideia central do Projeto Natal? Foi sua?
KIPMAN — Eu sou o diretor de incubação para o Xbox. Meu trabalho consiste em incubar novas tecnologias e transformar experiências em oportunidades para o console. O Natal (projeto) é uma dessas experiências. Parte do meu trabalho é olhar para o nossos planos de negócios, entender como se conecta com a nossa visão e criar oportunidades para fazer mais, melhor e mais rápido. Com o Projeto Natal nós alcançamos novas possibilidades de criar uma forma mais natural, gerando uma nova experiência.

Quantos anos o senhor tinha quando deixou o Brasil? Seus pais também são brasileiros?
KIPMAN — Sim, tanto o meu pai quanto a minha mãe são brasileiros, ambos de Curitiba. Meu pai é diplomata, então eu deixei o Brasil em diversas ocasiões ao longo da minha vida. A última vez foi quando eu tinha 17 anos. Fui para Miami (EUA), onde meu pai trabalhou no consulado brasileiro. Meus pais voltaram para o Brasil, mas eu fiquei, já que estava na universidade. Estava aqui quando aconteceu um processo de recrutamento da Microsoft.

Comecei na empresa em 2001 e antes de trabalhar com o Xbox 360, fiquei durante mais de três anos trabalhando na divisão de servidores e ferramentas. Lancei três versões do Microsoft Visual Studio e o .Net Framework. No começo de 2005, fui convidado a divisão do Windows para fazer o Windows Vista Ultimate Edition, lançado em 2007. Passei uma parte significativa desse tempo falando com clientes e parceiros sobre o Projeto Natal. Os feedbacks eram incrivelmente positivos. Poder dividir esse projeto com o mundo foi uma experiência muito gratificante. As pessoas estão animadas e nós observamos a imaginação de clientes e parceiros quando apresentamos a ideia.

Quantos anos o senhor tem hoje?

KIPMAN — (Bochechas avermelhadas) Acabei de completar 31.

Quando passou a integrar a equipe do Projeto Natal e qual é o seu papel no grupo hoje?
KIPMAN — Entrei na equipe do Xbox antes de o Projeto Natal começar. Parte do meu trabalho é definir as próximas tecnologias e identificar oportunidades para o Xbox. Uma das maiores barreiras entre a massa da audiência e consoles de videogame são os controles. Don Mattrick [vice-presidente sênior da unidade de entretenimento interativo] nos desafiou a sonhar com algo que fosse além do controle e o resultado foi o Projeto Natal. Meu papel foi e continua sendo ser a ”alma” do programa. Tenho de fazer o Xbox 360 veja o jogador e o reconheça, além de ouvir o que diz. Continua sendo um grande desafio. Eu também continuo desempenhando um papel de fazer essa visão se tornar realidade.

Uma vez o senhor contou em um blog que está no trabalho dos seus sonhos. É isso mesmo?
KIPMAN — Este é o trabalho dos meus sonhos. É difícil pensar em como esse não seria o trabalho dos sonhos de alguém. Uma vez alguém disse: ”Você pode ser rico, você pode ser poderoso e você pode ser famoso, mas você não vai acrescentar muito a sua vida até que tenha mudado o mundo”. O projeto Natal coloca o Xbox 360 no seleto grupo dos que mudarão o mundo. Eu tive a oportunidade de vender esse sonho. Vender um sonho significa transformar uma visão, uma ideia — que ainda não é perceptível para a maioria das pessoas — em uma causa.

O Projeto Natal vai nos permitir fazer uma mudança dramática na indústria interativa de entretenimento. Para a pessoa mais sortuda do mundo, chega uma hora quando eles podem se juntar a uma causa que muda para sempre suas vidas e a vida dos outros. Se dedicar a uma causa é tanto delicioso quando intoxicante. A intoxicação é o que me inspira a cada dia. Como esse pode não ser o trabalho dos meus sonhos?

A quanto tempo o Projeto Natal está em andamento?
KIPMAN — Nós estamos incubando este projeto há quase dois anos.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse em uma entrevista que a empresa já testou a tecnologia que a Microsoft apresentou durante o E3 e que considerou o acelerômetro mais eficiente. O que o senhor achou disso?
KIPMAN — O projeto Natal não é nada parecido com nenhuma tecnologia de entretenimento disponível para entretenimento doméstico. Imagine aprender yoga ou golf no seu Xbox e o Projeto Natal reconhecer a sua voz e a todos os movimentos do seu corpo para prover um feedback substancial de como melhorar a sua posição, postura e técnica. O controle, incluindo aqueles com o acelerômetro, sempre foram usados para funcionar como mímica de movimentos e ações. Com o projeto Natal, nós estamos permitindo algo que não existe. Nunca mais os games e o entretenimento será limitado por um controle.

A Sony também apresentou uma tecnologia de detecção dos movimentos do corpo durante a E3. A Microsoft agora corre para fazer seu lançamento antes do concorrente?

KIPMAN — Em longo prazo, não. Mais diretamente nós focamos na entrega do futuro — jogos de videogame sem controle e entretenimento. O Projeto Natal entrega esta visão como a única alternativa completamente independente de controle e estamos animados em oferecer algo que não existe em nenhum outro lugar. Diferentemente da Sony e da Nintendo, com o Projeto Natal no Xbox, os jogos e o entretenimento não vão ser limitados por um controle. As pessoas vão mais facilmente interagir quando jogarem, socializarem com amigos ou assistirem a filmes e programas de TV.

Há um vídeo na internet falando do Milo, uma iniciativa associada ao Project Natal. A Microsoft acredita que o Milo será usado em que tipo de atividade?
KIPMAN — Nós ainda não anunciamos nenhum jogo. É preciso esperar por mais informações no futuro. Meu foco e o foco do Xbox (incluindo o Milo) é transformar os jogos de mídia social e o entretenimento para sempre.

O senhor comentou em um blog que Bill Gates é seu herói. Já o encontrou pessoalmente?
KIPMAN — Sim, já o encontrei em diferentes ocasiões. É difícil descrever como é encontrá-lo em palavras. Independentemente de suas expectativas, ele vai superá-las e vai surpreender de uma maneira muito positiva. Ele é uma pessoa única. É intenso, inspirador, perigosamente esperto e antenado. Você pode não ajudar, mas se sentir inspirado depois de estar com ele. Uma mente única, uma pessoa rara e, anos-luz a frente de outros, ele continua sendo meu herói.

Alguma previsão de lançamento do projeto?
KIPMAN — Nós não estamos anunciando uma data de lançamento agora, mas entregamos centenas de kits de desenvolvimento para os nossos parceiros durante o E3. Como eles são times bastante criativos, já começaram a pensar em muitas possibilidades. Só garanto que o Projeto Natal estará em todos os Xbox 360 vendidos quando for lançado.

Fonte:

http://portalexame.abril.com.br/blogs/zeroseuns/20090617_listar_dia.shtml?permalink=174681

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , .

HCG entrevista Remedy Halo 3: ODST – Novas e fracas imagens mostram multiplayer

19 Comentários Add your own

  • 1. Tiago Medeiros  |  junho 18, 2009 às 2:34 pm

    Elem tem até orkut, e nos recados umc arinha lá perguntando: “Você é o carinha do Projeto natal?” hauiahauiahaIUahaUIhauiahaIUahaIUaHaiu

  • 2. Tiago Medeiros  |  junho 18, 2009 às 2:43 pm

    Nossa, parece que escrevi em LATIN alí em cima kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 3. Alex  |  junho 18, 2009 às 3:03 pm

    /\
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    mas enfim,gostei bastante desta entrevista

  • 4. msantosrs  |  junho 18, 2009 às 3:05 pm

    Não sabia q um brazuca era o cara por trás desse projeto, show de bola isso…

    Vlw pela entrevista galera…

  • 5. Fernando  |  junho 18, 2009 às 3:21 pm

    BRASIL SIL SIL SIL SIL …

  • 6. Ju  |  junho 18, 2009 às 4:20 pm

    GENTE CORRIJAM ISSO AI, alias todos os meios de comunicação deveriam corrigir,
    Por que o “Alex Kipman” não é o Criador da Tecnologia de
    reconhecimento de Movimentos e voz do XBox360…
    Ele é apenas “uma das pessoas” por trás da adaptação do sistema
    já criado pela “empresa 3DV System” .
    No qual o sistema tem nome temporário de Project Natal.

    A tecnologia já existe há anos e foi criada pela empresa 3DV System, e comprada pela MS.

    O Alex Kipman não é o criador do sistema, apenas umas da
    mentes brilhantes por trás da sua adaptação ao console XBox360.
    apelidado de Project Natal (até o momento de se oficializar o sistema) ele na verdade cria o programa pra que o XBox360 possa reconhecer a Tecnologia já criada pela Israelense 3DV Systems.

    Sobre a empresa criadora do sistema:
    A 3DV Systems é uma empresa especializada no campo da detecção de movimentos detentora de uma tecnologia denominada ZCam, que detecta movimentos por intermédio de uma câmara que é capaz de determinar a profundidade de um objecto e que pode ser utilizada nos videojogos, um pouco ao estilo do EyeToy da Sony mas com tecnologia mais avançada.

    Claro que isso não tira os méritos do Sr. Alex Kipman, mas so acho que os créditos tem que ser dados também a quem criou a Tecnologia a Israelense 3DV Systems, e não apenas quem adptou ela criando o Softwar de reconhecimento para o XBox360.
    Isso vem sendo comentado bastante na faculdade …

    BJX =D

  • 7. Alex  |  junho 18, 2009 às 4:22 pm

    Créditos: Alex – Arena Gamer

  • 8. Flauber Vieira  |  junho 18, 2009 às 4:45 pm

    Po…se é assim podia ser Project João Pessoa né?!
    ;P

  • 9. Bruno Cesar  |  junho 18, 2009 às 6:59 pm

    no final ele diz que o project natal estará em todos os xbox 360, por ele ter falado isso e entender o que acontece no Brasil, creio eu que o preço sera bem acessivel 😀

  • 10. flavio  |  junho 18, 2009 às 8:16 pm

    Nem BEEEM melhor Project NATAL mesmo, que é onde eu nasci e moro uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 11. dflopes  |  junho 18, 2009 às 11:32 pm

    Brasileiro é besta – e bairrista!

    E aí se fosse “Projeto Passa Quatro” ou “Projeto pindamangapio”? Wheatever!

    Espero que o Bundle X-box + sistema de reconhecimento não seja os olhos da cara.

  • 12. Epic Fail Troll  |  junho 18, 2009 às 11:37 pm

    a materia podia se chamar: Alex Kipman – o homem que matou a industria Hardcore dos games.

  • 13. Epic Fail Troll  |  junho 18, 2009 às 11:39 pm

    acabei de ler o comentario do Bruno Cesar ali em cima… coitado ehiauheaeuahiehauiheaea

    Microsoft =/= preço acessivel

    veja, se o kit do guitar hero que não é nada de mais (com um pouco de conhecimento de eletronica, voce pode fazer uma guitarra daquelas em casa, é bem ridiculo pra falar a verdade) custando em média 2000 reais, não vejo o Natal saido por menos de 3000 reais.
    acho que vai chegar a 5000 aqui no Brasil, serio

  • 14. Roseana Kipman  |  junho 18, 2009 às 11:45 pm

    Orgulhosa deste menino que por acaso é meu filho.

  • 15. Daniel  |  junho 19, 2009 às 1:30 pm

    O.o /\

  • 16. Lufi  |  junho 19, 2009 às 2:04 pm

    legal demais meu!eu queria que saísse antes do final de 2010

  • 17. igorcbarros  |  junho 19, 2009 às 3:42 pm

    Vejo uma coisa aí nesse Project Natal. Gamers obesos (como eu) serão cada vez mais raros no futuro, ANOCTEM! E para a Sony, só dizemos uma coisa: Ho, ho, ho…

  • 18. Barbosa  |  junho 20, 2009 às 10:18 am

    Naum vejo a hora de ter o meu em maos *.*

  • 19. henrique  |  junho 20, 2009 às 7:34 pm

    Gostei de saber que umas das mentes por traz do project natal e um brasileiro !! nao vejo a hora de comprar o meu!

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seções

Arquivo