Sonic & Sega All-Stars Racing – Review

março 9, 2010 at 3:26 pm 5 comentários

Produtora: Sumo Digital Distribuidora: Sega Gênero: Corrida Arcade

Plataforma: Xbox 360/ Playstation 3/Wii/DS Analista: Fabian Kurayami

Se tornou chavão nos últimos anos criticar os jogos da SEGA. Muito foi dito sobre a diluição de criatividade e qualidade da gigante japonesa. O fato é que nos últimos meses a empresa vem lançando títulos de qualidade – Bayonetta e Yakuza 3 estão ai para isso – mesmo que a maioria dos jogadores continue a desdenhar a casa de Sonic.

Desde os primeiros vídeos ficou claro que Sonic & Sega All-Stars Racing bebe na fonta de Mario Kart com abundância. Os elementos criativos não parecem promissores, mas será que a execução da corrida maluca da Sega é fluida como uma Ferrari ou enguiçada como uma Brasília?

Você gosta da Sega?

A resposta dessa pergunta serve como boa estimativa do nivel de encantamento que você poderá obter com All-Stars Racing. O elenco de personagens é uma viagem eclética e justa à imensa galeria de personagens icônicos da Sega. O foco, claro, é no universo Sonic e aqui temos o ouriço, Tails, Shadow, Amy, Big e o impagável Dr. Eggman (Robotnik para os puritanos como eu). Mas também há espaço para clássicos do Dreamcast como Ryo Hazuki (Shnemue), Amigo (Samba de Amigo) e os chuchus (Chuchu Rocket). Para completar campeões da nostalgia como Alex Kid e Opa-Opa. Há alguns outros nomes, incluindo seu Avatar da NXE e Banjo (personagens exclusivos do Xbox 360) que completam uma boa seleção de 22 corredores que vai abrir um sorrisão nos fãs da Sega.

O jogo traz ainda um bom número de pistas, inspiradas nos universos de House of the Dead, Jet Set Radio, Samba de Amigo, Billy Hatcher, Super Monkey Ball e, claro, Sonic. As pistas do ouriço são, sem dúvida , o destaque do pacote. Extremamente bem realizadas, prestam uma homenagem belíssima a fases clássicas do mascote da Sega.

Cores em profusão

O visual de All-Stars Racing é um dos destaques do game. A modelagem de personagens é linda, as texturas estão excelentes e o uso de cores é intenso e de muita qualidade. Infelizmente nem todas as pistas contam com o mesmo grau de beleza e detalhamento o que indica que houve uma certa correria para a entrega do game. Ao menos todas as homenagens a franquias clássicas são feitas com notável dedicação.  Um problema que incomoda são os slowdowns que aparecem com relativa constancia.

A trilha sonora faz uso de faixas clássicas dos jogos homenageados. Novamente a questão de gostar ou não dela irá depender de seu grau de nostalgia, mas não dá para negar que tudo funciona bem no contexto da experiência. O narrador manda bem e ajuda a colocar o jogador no clima da “corrida maluca”.

Sonic Kart

Sim, Sonic & Sega All-Stars Racing é mais do que “inspirado” no clássico Mario Kart, da Nintendo. Especialmente as edições de DS e Gamecube servem como base para a jogabilidade do game. Estão presentes as pistas com rampas, obstáculos e caminhos alternativos, bem como mísses teleguiados vermelhos, projéteis que quicam nas bordas verdes… Ou seja, há referencias visuais com a intenção de deixra o jogador de Mario Kart familiar All-Stars Racing. Temos também itens criativos como a estrela que inverte a tela e o “especial” que possibilita uma grande virada nos rumos da corrida e costuma aparecer quando o jogador está no pelotão de trás da corrida.

Controlar os carrinhos é uma delícia e a mecânica de drift é muito semelhante a que vimos no Gamecube. Basta segurar LB(L1) na entrada da curva e seguir com o botão pressionado enquanto acelera. Enquanto mais tempo você passar no drift mais poderoso será o turbo de seu carro ao sair da manobra.  A dificuldade do jogo é bem acentuada, apesar de estar longe de ser frustrante, ele exige atenção do jogador se ele deseja ganhar todas as provas.

Além dos tradicionais modos Grand Prix – que funcionam em dificuldade crescente e dividida em grupos de modo idêntico as “cups” de Mario Kart – temos modos Battle e Mission, novamente sgeuindo a trilha do encanador bigodudo. Tudo funciona bem, mas o destaque é o multiplayer em tela dividida para 4 amigos. Basta juntar Street fighter IV, FIFA 10 e Rock Band á All-Stars Racing, chamar amigos, comprar algumas heineken e você tem uma daquelas tardes hilárias e incomparavelmente divertidas.

Conclusão

Na minha análise de Dante´s Inferno afirmei que seu maior problema não era copiar de modo tão brusco as mecânicas e caracteristicas de outro jogo, mas sim a execução de tais “transplantes”. Pois aqui temos uma história com a mesma premissa mas de final oposto. Sonic & Sega All-Stars Racing é profundamente marcado pela falta de inventividade, trazendo as mecânicas de MArio Kart com bastante cara de pau. Porém o destaque é a qualidade de tais elementos. É um jogo divertido, cheio de apelo nostálgico e polido com cuidado e carinho.

Se você tem um Nintendo Wii ou DS, não será este o jogo que vai te fazer esquecer de Mario Kart, mas se seu console é um dos poderosos PS3/360, não resta dúvidas que este é um jogo indispensável para uma divertida e descompromissada tarde de domingo.

Mais & Menos

+ Belo elenco de personagens e pistas

+ Jogabilidade divertida e precisa

– Alguns slowdowns conspiram contra a experência

– Falta criatividade

Notas

Apresentação: 8,5

Gráficos: 8,5

Som: 8,0

Jogabilidade: 8,0

Diversão: 8,5 (x2)

Média: 8,3

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , , , .

Mass Effect 2 – Guia de jogo Rumor: Singularity ganha data de lançamento

5 Comentários Add your own

  • 1. Flauber Vieira  |  março 9, 2010 às 3:38 pm

    Na boa…até agora só joguei a demo desse jogo que eu estava fielmente esperando e vestindo a camiseta do “eu acredito” e a demo é SENSACIONAL. Agora preciso ainda mais jogar a versão completa. =D

  • 2. Flame Alchemist  |  março 9, 2010 às 5:44 pm

    Belo review fabian…no meu caso que eu tenho um 360 e sou fã da sega, o game e obrigatorio.

  • 3. Jay  |  março 10, 2010 às 12:07 am

    Belo review,nossa nemtinha notado esse jogo tb com um ano como esse xD,vou dar uma conferida

  • 4. Jay  |  março 10, 2010 às 12:08 am

    Nossa mas que fotinho gay é aquela do lado do meu nome Oo,must change
    xD

  • 5. Lufi  |  março 10, 2010 às 12:55 am

    que doidera!! não dava nada nesse jogo até agora! parece legal! principalmente naqueles dias que os primos tao todos em casa ! bom review Fabian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seções

Arquivo


%d blogueiros gostam disto: