Fumito Ueda critica GTA IV e Mario Galaxy

julho 7, 2009 at 12:30 pm 16 comentários

Fumito Ueda, criador de ICO e Shadow of the Colossus disse em uma entrevista que não ficou nada impressionado com GTA IV e Mario Galaxy.

Sobre GTA IV, Ueda disse que “o maior problema com o game é a falta de inovações. O estilo gráfico impressiona, mas não a premissa básica, que é exatamente a mesma dos predecessores.”

Já sobre Mario Galaxy, o mestre disse que ouviu por aí que Miyamoto teria se inspirado em Shadow of the Colossus para produzir certas partes do game. Ueda, é claro, conferiu o game espacial do encanador e compartilhou conosco sua opinião.

“Sim eu joguei, foi difícil não jogar depois dos rumores sobre Miyamoto-san ter sido inspirado por mim. Mas eu esperava mais, aquele seguimento, foi como o resto do game, não tão divertido quanto poderia. Eu acho que os fãs exageraram quando disseram que Miyamoto teria roubado minhas idéias. O que eu quero destacar não é o fato de que eles não pegaram emprestado idéias que nem são únicas do meu jogo, mas que eles não fizeram estágios mais divertidos com isso,” ele disse.

É sempre interessante saber a opinião dos grandes gênios sobre os jogos alheios. Desta vez foi uma surpresa e aposto que muitos fãs de Mario e Niko Bellic devem estar saindo do fã clube de Ueda-san neste momento.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , .

Shadow of Memories ganhará port para PSP Notícias sobre Alan Wake no PC somente “depois”; a prioridade atual é a versão de Xbox 360

16 Comentários Add your own

  • 1. Epic Fail Troll  |  julho 7, 2009 às 1:24 pm

    Ico e SotC foram BEM inovadores eihm!?!
    legal perder 12 minutos numa batalha pra descobrir de que forma se escala um bicho gigante para dar uma espadada na cabeça dele e depois cair!

    IRADO! jogo é bom eiiiiiiiiihm?

  • 2. Naldo  |  julho 7, 2009 às 1:37 pm

    eu acho uma falta de etica um produtor meter o bedelho em outros jogos
    bem na verdade eu acho GTA uma bosta mais a serie tem mais nome doq os titulos do Ueda
    mais toca o barco eles q se entendam

    http://joysticksonoro.blogspot.com/

  • 3. Fabian Kurayami  |  julho 7, 2009 às 1:52 pm

    Ueda está arrogante pra kct

  • 4. Ichigo  |  julho 7, 2009 às 1:56 pm

    Ele é um daqueles produtores que se impressionam mais com Portal doque com BioShock..
    Ele procura sempre a inovação e aparentemente não liga muito pro resto.

  • 5. Fabian Kurayami  |  julho 7, 2009 às 2:09 pm

    Bioshock é tão inovador qt Portal.

    Exemplo meio infeliz esse seu =p

  • 6. Marcus Cardoso  |  julho 7, 2009 às 5:28 pm

    eu acho q ele não falou nada demais.

    UEDA é exigente, e acho q ele tem q jogar coisas mais cults como BIOSHOCK, PORTAL, etc

  • 7. Loveless  |  julho 7, 2009 às 5:28 pm

    Tudo que é muito relacionado a Sony é assim, pego de exemplo o Kojima que se acha um deus..

  • 8. Marcus Cardoso  |  julho 7, 2009 às 5:29 pm

    e sinceramente, ICO ou SHADOW OF THE COLOSSUS, ambos tem mais qualidade q GTA IV ou SUPER MARIO GALAXY.

    UEDA é o produtor MAIS CRIATIVO DA ATUALIDADE!

  • 9. Loveless  |  julho 7, 2009 às 6:22 pm

    #Marcus Cardoso

    Oq tem de criativo nos jogos do Ueda ?

    Shadow of the colossus, ao contrario do que muita gente diz, só fez sucesso por causa da adição dos colossus, foi apenas uma novidade longe de ser criativo.. dar espadadas em um ou dois pontos vitais, limitou muito as batalhas fazendo elas ficarem lineares demais.. e mundo aberto por mundo aberto sou mais GTA..

    Muitos dizem que o conceito utilizado nos dois games, toda aquela tematica, estruturas gigantes, etc.. é o fator do sucesso, mas eu discordo, se fosse assim, ICO teria ao menos conseguido ser Greatest Hits( miseras 150 mil cópias vendidas )..

    Eu adoro ICO e Shadow of the Colossus, mas se eu desligar meu modo fã, admito que Mario Galaxy e GTA 4 são imensamente superiores aos dois.. mas é claro, é uma questão de opinião.

  • 10. Bubbles  |  julho 7, 2009 às 7:10 pm

    fodase a criatividade eu quero pipocar neguim na rua

    no GTA IV da . Na boa, GTA sempre seguiu uma linha, acrescentando algumas coisas aos poucos, mesmo sendo criativo ou nao, o jogo eh foda. Muito foda.

  • 11. leonardo  |  julho 7, 2009 às 7:38 pm

    Falou tudo.Jogo tem que ter ideias criativas e conceitos inovadores e não viver de HYPE.

  • 12. Lucas  |  julho 7, 2009 às 11:44 pm

    Ele 1 jogo bom (ICO) e uma obra-prima (SOTC)

    Mas acho que ele deveria se preocupar mais em TRICO do que ficar defecando por aí.

  • 13. Anselm  |  julho 8, 2009 às 10:44 am

    SotC é muito criativo e original… O problema é que o maldito jogo é oco, se resume a ir do ponto A ao B e resolver uma situação besta.
    Talvez se ele não fosse tão vazio ele se tornaria um jogo magnífico, e não apenas agradável (e as vezes repetitivo)
    Agora apenas respondendo uma coisa que o Loveless comentou.
    Temos que lembrar que SotC vendeu mais porque estava na onda de um jogo tosko, com historia ruim e sem um pingo de originalidade que teve ate mesmo a cara de pau de roubar um cenário inteiro de um jogo (Prince of persia Warrior Within) que era God Of War. Então Ico so começou a ser famoso depois de SotC vender horrores embalado pela modinha de deuses, colossos, titãs e etc que GoW jogou no mundo.
    Mas voltando para noticia… Enfim, Ueda, Miyamoto, Kojima, Itagaki… Qualquer pessoa que se de muito credito se acha um deus e torna-se repulsivos (E na maioria das vezes nem merecem os títulos)… Poucos não ficaram assim
    Destaque para Shinji Mikami (Resident Evil), Keiji Inafune (megaman), Yu Susuki (Shenmue) e mais algumas peças que não se acham deuses vivos.

  • 14. Fernando  |  julho 9, 2009 às 11:52 am

    @ Anselm

    Sou MUITO fã de PoP, principalmente de Warrior Whithin, que como jogo de ação é o melhor da série pra mim. Como PoP, só perde pro de 2008. Isso é minha opinião, prefiro sangue e heavy metal, mas acho que a série precisa mesmo manter o foco do ano passado.

    Quanto a God of War, é simplesmente uma das minhas franquias favoritas. Motivo? Simples… é exatamente o tipo de jogo que eu sempre quis jogar e não sabia.

    Inovador? Definitivamente não.

    Tecnicamente impressionante? Definitivamente sim, em 2005 era aquilo que eu considerava mais próximo da perfeição em forma de jogo. BASEANDO-SE EM GOSTO PESSOAL.

    GoW tem gráficos soberbos e é artisticamente impecável. Todo o design dos personagens e dos cenários se encaixa perfeitamente com o contexto da narrativa. Trilha sonora fantástica, que mesmo hoje não sai da minha cabeça. O jogo não se deixa limitar pela censura e além de ser violentíssimo aparecem até belas mulheres nuas em todos os títulos da série.

    Além disso, a jogabilidade foi muito bem bolada e vai proporcionar boas horas de prazer gamistico tanto para os jogadores casuais quanto para os hardcore.

    Só pra citar um exemplo: Devil May Cry 3 na geração passada foi um ótimo jogo, mas a versão americana ficou tão difícil que os caras que jogam video-game para relaxar correram do jogo como o diabo corre da cruz.

    O próprio Warrior Whithin não é um jogo fácil. E o mais legal é que God of War pode ser mais difícil ainda, se você deseja superar os próprios limites recomendo o Titan Mode de GoWII, é verdadeiramente insano.

    Me empolguei, melhor postar notícias… ueheuheuheuheu

    MORAL DA HISTÓRIA: Inovação é importante, mas não é um fator que determina a qualidade de um jogo.

  • 15. patricio  |  julho 9, 2009 às 6:07 pm

    O cara só fez dois jogos,onde UM realmente é lembrado,vem criticar o mestre myamoto e os vendem-até-cueca da rockstar.
    Tem que comer muito feijão com arroz meu filho,tenta mudar teu estilo de jogo pra ver se sai algo bom.

  • 16. Lufi  |  julho 10, 2009 às 2:33 pm

    concordo com a parte do Gta IV e não joguei Mario Galaxy pra opinar

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seções

Arquivo


